imagem-topo-moxuara

Caprinos da Raça Boer


História da Raça

Origem:

A maioria dos caprinos criados nas áreas rurais da África do Sul e países vizinhos são do tipo denominado Boer, "nativo". Esses animais apresentam-se magros com pernas longas, cor de pelagem variada e a maioria tem pêlos curtos.

O termo Boer, em Holandês significando fazenda, deve-se aos descendentes de colonizadores holandeses, alemães e franceses que migraram para a África do Sul.

A origem do Boer é vaga, mas alguns trabalhos postulam que seus ancestrais se originaram de caprinos criados pelos povos Namaaqua Hottentots e tribos do Sudoeste do Bantu. Outros caprinos da Índia, provavelmente, também influenciaram os antepassados do Boer. A ocorrência de alguns animais mochos indica a participação de caprinos leiteiros da Europa. Evidentemente, os caprinos da raça Boer foram formados a partir de um "pool de genes" dessas raças, especialmente levando em consideração as migrações e as práticas de comércio dos antigos habitantes da África do Sul. Nenhuma diferença tem sido encontrada na freqüência gênica do polimorfismo sangüíneo entre as populações de caprinos ali existentes e a raça de caprinos Boer.

Segundo informações da Associação de Criadores de Caprinos da Raça Bôer da África do Sul, cinco tipos de caprinos Bôer são reconhecidos:

(I) Boer "comum" - É um animal que apresenta boa conformação para carne, pêlos curtos e pelagem malhada de cinza, vermelha escuro e branca. Ocasionalmente os animais têm cabeça e pescoço vermelhos.

(II) Boer de "pêlos longos" - Estes animais se caracterizam por apresentar uma pesada cobertura de pêlos, atingindo a maturidade tardiamente, produzindo assim, uma carne de inferior qualidade. Os pêlos longos depreciam o valor da pele e faz este tipo de animais não desejado.

(III) Boer "mocho" - Naturalmente são animais desprovidos de chifres e, regra geral, com conformação não desejável.

(IV) Boer "nativo" - Este tipo de animal tem pernas longas, apresentando conformação pobre e variada além da cor de pelagem não uniforme. Estes animais têm sido pouco selecionados ou manejados.

(V) Boer "melhorado" - Constitui a principal linhagem que os criadores têm selecionado para carne. As características específicas/desejas que têm sido melhoradas e que formam a base do padrão da raça incluem: boa conformação, rápida taxa de crescimento, fertilidade e fecundidade altas, tipo pelagem uniformes; além de grande rusticidade e adaptabilidade à várias condições de ambiente.

Fonte: Site da ABCC.

 

Responsáveis pela criação:

· Wilson Freitas
Engenheiro Agrônomo
CREAES: 2791 – 55 27 99818805

· Marcelo Freitas
Médico veterinário
CRMVES: 01110 – 55 27 81353983

Copyright 2012 - Estância Vale do Moxuara LTDA - Direitos Rreservados | Fazenda Estância do Vale, km 03, Roças Velhas - Cariacica - ES - Brasil
(27) 3254-1488
estancia@valedomoxuara.com.br
participe de nossas logo-facebook
Site melhor visualizado na resolução de 1024/768 ou superior Recomendamos o uso dos navegadores:
  • firefox
  • chrome
  • internet-explorer
desenvolvido por: Aldabra